Pesquisar este blog

domingo, 15 de agosto de 2010

A Política do Pão e Circo

Nessa época de eleição é muito comum você ver em sua cidade os famosos comícios eleitorais com um bando de candidatos fazendo as maiores bizarrices para serem eleitos. Seria cômico – se não fosse trágico – tamanha criatividade desses camaradas.
E o pior! Existem verdadeiras legiões de seguidores idolatras que defendem com unhas e dentes as palavras do elemento. Muitos – infelizmente – por ignorância, outros por vontade. A verdade é que a grande maioria é ludibriada pelos chamegos (presentes) que os candidatos dão. E o pior foi o resultado de uma pesquisa feita pelo Datafolha para saber quem vendia mais votos, se eram as classes mais altas ou as baixas. O resultado foi um surpreendente empate técnico, o que diferenciava as classes era só a razão pelas quais os votos eram vendidos – enquanto um vende por comida, o outro vende por uma graninha aqui, um emprego acolá... Isso tudo faz parte da política panem et circenses (Pão e circo). Vou explicar o que é este trem:

Na Roma antiga, a escravidão na zona rural fez com que os camponeses migrassem para zona urbana. O crescimento da área urbana foi muito grande e acabou gerando muitos problemas sociais – como o desemprego. O Imperador então – tremendo de medo da população se revoltar e sair chutando o balde – criou a tal Política do Pão e Circo (ah bandido!).
Este criativo método era (é) muito simples: Regulamente haviam lutas mortais entre gladiadores no Coliseu (com entrada franca! Hoje em dia você tem que pagar...) e durante esses eventos eram distribuídos petiscos (pãozinho) que domesticavam a população. Ora bolas, enquanto viam os outros se matando o camarada ainda comia um pãozinho safado, era bom demais... Isso mantinha o povo distraído e eles nem pensavam mais em rebelião e sim, a que horas iria ter a luta de volta do campeonato (rsrs). Era tanta porrada pra manter aquele povo distraído que o calendário romano chegou a ter mais de 170 feriados por ano!

Qualquer semelhança com os nossos dias não é mera coincidência caro leitor... É realidade.
Hoje em dia você pode observar que o crescimento urbano anda gerando muitos problemas sociais. O desemprego, assaltos, trafico de coisas ilícitas... Tudo isso esta acontecendo na capital de seu estado, não é?!?! Isso tudo normalmente geraria uma revolta na população em relação ao governo, mas não, o lado negro da força foi mais esperto e domesticou a população como cãezinhos vira-latas. Estamos vendo ai o “Fome Zero”, “Bolsa Família”, que nada mais é o seguinte: O homem (governante) diz pro seu cachorrinho (população) que lhe da um petisco se ele se fingir de morto. Então o cachorrinho, desprovido de instrução, aceita a comidinha feliz e agradecido.

Isso é uma !#@#$@%$. O “Bolsa Família” é o que, R$200,00... Se esse valor for dividido por 30 dias (mês comercial), o valor fica em R$6,06 por dia. Olha, que legal! (ironic).
Estes programas sociais fariam sentido se junto com eles também fossem feitos investimentos REAIS na saúde, EDUCAÇÃO de qualidade... O Brasil cobra imposto de 1º mundo, mas presta serviço de 3º... Aquela velha frase “não se dá o peixe, mas ensina a pescar” deveria ser a base de nossa sociedade!
Hoje em dia, ao invés de gladiadores lutando até a morte (falando assim parece chato, mas vai assistir o filme Gladiador pra ti ver! Rsrs) temos os jogos de futebol e as novelas, para nos distrair, e essa coisa passa todo dia, se não é um é o outro e as vezes os dois juntos.

A saída pra esta pouca vergonha é a educação. Preste mais atenção no candidato que fala sem cansar de educação (tem algum?!?!), não venda seu voto, ele é importantíssimo para o presente e o futuro de nosso país, estude de cabo a rabo a vida do seu candidato... não vá naquele papo besta de “ele rouba mas faz...”. Que @#!#$ é essa?!?! Quando eu escuto alguem falando isso da uma vontade de dar umas porrada...

É amigos, só a educação de qualidade pode mudar de rumo este criadouro de alienados que este país “produz”...
O versículo bíblico a seguir não esta direcionado a este assunto, mas se encaixa muito bem a ele.

“Conhecerão a verdade, e a verdade libertará vocês” João 8:32

Um grande abraço.

2 comentários:

  1. Uhuuu Anarquia já!!! (Brincadeira)
    Mas Sex Pistols é muito bom!
    Não só o futebol e a novela, as músicas também deixam as pessoas alienadas!!!
    Por isso eu digo: Ouçam músicas decentes,não as julguem pela aparência!
    Motivo pelo qual citei Sex Pistols!

    ResponderExcluir
  2. Apoiado companheiro!! hehehe
    massa teu blog viu?!!
    ei, acho que vc deveria ir pro jornalismo viu?!!
    tah se perdendo!! =D
    bjuusss

    ResponderExcluir