Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Orgulho de ser brasileiro

Eu fico besta de ver o patriotismo do povo brasileiro.
Antes da Copa do Mundo todo mundo apareceu com a camisa da seleção, bandeirinhas no carro e bandeirões em suas casas, prontos a defender seu país e gritar o tamanho do orgulho de ser brasileiro.
Quando o Brasil foi eliminado nas Quartas pela Holanda, a serie de acontecimentos me fizeram tirar a seguinte conclusão: O patriotismo do povo se traduz apenas em torcer pelo Brasil na Copa do Mundo. Ora bolas, depois da eliminação as pessoas tiraram as bandeirinhas do carro, não usam mais os uniformes... agora a cena mais bizarra que presenciei foi de um grupo de pessoas que estavam revoltadas com a eliminação e decidirão tacar fogo na bandeira do Brasil. É gente, que coisa... E tem mais! O brasileiro trata com desprezo temas de suma relevância, como a política. Hoje a maioria das pessoas vota por que tem obrigação de votar e nada mais. Se esquecem que nas urnas vamos decidir do futuro do país pentacampeão mundial pelos próximos quatro anos. Vamos eleger pessoas que serão nossos representantes! Isso é importante, não é?

Estamos sempre prontos pra cornetar a escalação que o técnico escolheu, conhecemos todos os jogadores e seu estilo de jogo... Somos verdadeiros Mangers quando a Seleção entra em campo, mas será que na hora de eleger alguém somos verdadeiros "presidentes da republica"? Hum...

A coisa é tão invocada que foi feita uma pesquisa na cidade de Boa Vista-RR, perguntando pras pessoas se elas se lembravam em quem tinham votado nas eleições anteriores. O resultado foi muito bacana... ninguém, que foi entrevistado, fazia a menor idéia em quem tinha votado. Isso se da por que as pessoas não estudam em quem vão votar... Eu queria mesmo era saber qual é o critério que essas pessoas usam pra escolher um candidato.

Olha, só pra constar, eu não tenho nada contra o futebol. Pow eu me amarro em ver a seleção jogar. Sou flamenguista daqueles que da pitaco até no banco de reservas! Mas acho que tudo que é importante deve ter seu devido lugar em nossas vidas.

Por isso, não seja um eleitor panaca! Eleição é coisa séria...

"Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus."
Efésios 5.14-16

2 comentários:

  1. Acho que o brasileiro hj prefere deixar as coisas do jeito que estao a tentar mudar alguma coisa, infelizmente

    ResponderExcluir
  2. Egídio,
    valeu pelo lúcido comentário no bloguinho intempestivo.
    Você movimenta a verdadeira religião.
    A religião que não cega e não entorpece.
    A religião que liga o homem ao homem e o homem a Deus.
    Que auxilia como um filtro para perceber coisas reais.
    A religião de Jesus, o filho de Maria...
    Por isso vê poieticamente os engodos que os fieis entorpecidos não percebem e, por isso, confusos em seu misticismo alienado, acabam estigmatizando o bloguinho como demoníaco e nefando.
    Duas coisas que você percebeu a partir da razão que, ao contrário de dissociar platonicamente, conjuga corpo e espírito: o bloguinho acredita e defende o Estado laico que é o Brasil, onde cada pessoa tem direito de escolher a religião que quiser; ou nenhuma, se não quiser. (Aí o trabalho que fazemos contra as estigmatizações às religiões afro.) Outra, acreditamos que a religião, a verdadeira religião - que jamais poderá ser alguma que se acha mais justa ou certa do que as outras -, é uma das formas de conduzir o entendimento para a percepção lúcida dos eventos no mundo.
    Abraços afinados!

    ResponderExcluir