Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Graça comum e a musica secular

Neste mês de agosto eu completei três anos que Jesus entrou na minha vida. Nestes três anos me aconteceram varias coisas. Vejo Deus presente em minha vida a todo instante, o que é maravilhoso. Também tive muitos tropeços, e certamente terei vários outros, nesta eterna caminhada, porem vejo hoje que, a cada dia  que passa estou mais apaixonado pela Palavra.
Lembrando dos primeiros dias de cristão, recordei-me de um fato que até hoje lembro dele achando graça... Logo quando fui convertido, um dos primeiros atos que fiz foi jogar fora todos os meus Cd’s de musicas seculares (a tal da musica mundana). Eu tinha Cd’s do Legião Urbana, O Rappa, Johnny Cash, Cd’s de trilhas sonoras de filmes, U2, Luis Gonzaga... Eu me livrei deles por que eu achava que o cristão não podia ouvir aquele tipo de musica. Hoje eu daria tudo pra encontra-los (rsrs). Lembrando disso, pensei em escrever este texto da relação entre a Graça comum e a musica secular. Primeiro vou explicar o que é a Graça Comum.

A Graça Comum é aquela que se refere à Graça de Deus que é comum a todas as pessoas. É comum por que ela se estende a todos os seres-humanos sem distinção. Em outras palavras isto significa que Deus, em sua infinita graça, fez com que o sol nascesse para todos, sobre o justo e o injusto, e mandasse chuva sobre o bom e o mau. Entre bênçãos mais comuns que devem ser atribuídas a esta fonte, podemos colocar a saúde, a inteligência, os talentos para arte, musica, oratória, literatura, comedia e etc.

Então, isso significa que pessoas que não são “crentes” podem sim escrever uma musica boa e de qualidade, até inspiradas por Deus! Assim como um crente pode escrever uma musica que seja uma verdadeira porcaria. Exemplos de ambos não faltam...
Ora, Deus ja usou ate uma jumenta pra falar conosco (Nm 22:28). Consigo sentir a presença de Deus ouvindo varias musicas seculares! Porem a maioria dos crentes em Jesus acham que ouvir este tipo de musica é pecado, que é do inferno e coisa e tal, o que eu, particularmente, não concordo. Existem dois grupos de crentes em relação a este assunto:

1. Os que não ouvem qualquer tipo de musica secular e atribuem qualquer manifestação musical não-gospel ao demônio;

2. Aqueles que são seletivos quanto ao que ouvem, e não que vêem a musica secular como arte demoníaca, mas sim, fazem separação entre a musica boa e a ruim.

Eu faço parte do grupo 2. Ouço boa musica brasileira, curto alguns sucessos internacionais e trilhas sonoras de filmes. Também gosto muito de boa musica composta por cristãos. Há muita gente inspirada nesse meio... O que falar da Banda Crombie (SHOW!!!!) ou da Tanlan (MASSA!!!), dentre varias outras. As musicas dessas bandas realmente tocam meu coração.

Detesto musicas que desonrem a Deus, também musicas vulgares, principalmente aquelas que detonam as mulheres... O romantismo das musicas de antigamente foram trocados por verdadeiras imundícies musicais.
Porem, também reconheço que enxergo a mão de Deus nas linhas de varias musicas de poetas seculares, porquanto entendo que Deus deu ao homem uma medida de “graça comum”, mediante a qual a criatura – embora caída – é capaz de dedicar-se à belas artes e inspirar bons sentimentos.

Para ilustrar este texto, vou postar  uma musica da banda Legião Urbana que acho belíssima. Não nego que haja letras desta banda que afrontam o cristianismo, mas nem por isso deixo de reconhecer as boas e inspirativas letras deste compositor secular.

O nome da musica é Monte Castelo, composição de Renato Russo.



segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Orgulho de ser brasileiro

Eu fico besta de ver o patriotismo do povo brasileiro.
Antes da Copa do Mundo todo mundo apareceu com a camisa da seleção, bandeirinhas no carro e bandeirões em suas casas, prontos a defender seu país e gritar o tamanho do orgulho de ser brasileiro.
Quando o Brasil foi eliminado nas Quartas pela Holanda, a serie de acontecimentos me fizeram tirar a seguinte conclusão: O patriotismo do povo se traduz apenas em torcer pelo Brasil na Copa do Mundo. Ora bolas, depois da eliminação as pessoas tiraram as bandeirinhas do carro, não usam mais os uniformes... agora a cena mais bizarra que presenciei foi de um grupo de pessoas que estavam revoltadas com a eliminação e decidirão tacar fogo na bandeira do Brasil. É gente, que coisa... E tem mais! O brasileiro trata com desprezo temas de suma relevância, como a política. Hoje a maioria das pessoas vota por que tem obrigação de votar e nada mais. Se esquecem que nas urnas vamos decidir do futuro do país pentacampeão mundial pelos próximos quatro anos. Vamos eleger pessoas que serão nossos representantes! Isso é importante, não é?

Estamos sempre prontos pra cornetar a escalação que o técnico escolheu, conhecemos todos os jogadores e seu estilo de jogo... Somos verdadeiros Mangers quando a Seleção entra em campo, mas será que na hora de eleger alguém somos verdadeiros "presidentes da republica"? Hum...

A coisa é tão invocada que foi feita uma pesquisa na cidade de Boa Vista-RR, perguntando pras pessoas se elas se lembravam em quem tinham votado nas eleições anteriores. O resultado foi muito bacana... ninguém, que foi entrevistado, fazia a menor idéia em quem tinha votado. Isso se da por que as pessoas não estudam em quem vão votar... Eu queria mesmo era saber qual é o critério que essas pessoas usam pra escolher um candidato.

Olha, só pra constar, eu não tenho nada contra o futebol. Pow eu me amarro em ver a seleção jogar. Sou flamenguista daqueles que da pitaco até no banco de reservas! Mas acho que tudo que é importante deve ter seu devido lugar em nossas vidas.

Por isso, não seja um eleitor panaca! Eleição é coisa séria...

"Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus."
Efésios 5.14-16

domingo, 15 de agosto de 2010

A Política do Pão e Circo

Nessa época de eleição é muito comum você ver em sua cidade os famosos comícios eleitorais com um bando de candidatos fazendo as maiores bizarrices para serem eleitos. Seria cômico – se não fosse trágico – tamanha criatividade desses camaradas.
E o pior! Existem verdadeiras legiões de seguidores idolatras que defendem com unhas e dentes as palavras do elemento. Muitos – infelizmente – por ignorância, outros por vontade. A verdade é que a grande maioria é ludibriada pelos chamegos (presentes) que os candidatos dão. E o pior foi o resultado de uma pesquisa feita pelo Datafolha para saber quem vendia mais votos, se eram as classes mais altas ou as baixas. O resultado foi um surpreendente empate técnico, o que diferenciava as classes era só a razão pelas quais os votos eram vendidos – enquanto um vende por comida, o outro vende por uma graninha aqui, um emprego acolá... Isso tudo faz parte da política panem et circenses (Pão e circo). Vou explicar o que é este trem:

Na Roma antiga, a escravidão na zona rural fez com que os camponeses migrassem para zona urbana. O crescimento da área urbana foi muito grande e acabou gerando muitos problemas sociais – como o desemprego. O Imperador então – tremendo de medo da população se revoltar e sair chutando o balde – criou a tal Política do Pão e Circo (ah bandido!).
Este criativo método era (é) muito simples: Regulamente haviam lutas mortais entre gladiadores no Coliseu (com entrada franca! Hoje em dia você tem que pagar...) e durante esses eventos eram distribuídos petiscos (pãozinho) que domesticavam a população. Ora bolas, enquanto viam os outros se matando o camarada ainda comia um pãozinho safado, era bom demais... Isso mantinha o povo distraído e eles nem pensavam mais em rebelião e sim, a que horas iria ter a luta de volta do campeonato (rsrs). Era tanta porrada pra manter aquele povo distraído que o calendário romano chegou a ter mais de 170 feriados por ano!

Qualquer semelhança com os nossos dias não é mera coincidência caro leitor... É realidade.
Hoje em dia você pode observar que o crescimento urbano anda gerando muitos problemas sociais. O desemprego, assaltos, trafico de coisas ilícitas... Tudo isso esta acontecendo na capital de seu estado, não é?!?! Isso tudo normalmente geraria uma revolta na população em relação ao governo, mas não, o lado negro da força foi mais esperto e domesticou a população como cãezinhos vira-latas. Estamos vendo ai o “Fome Zero”, “Bolsa Família”, que nada mais é o seguinte: O homem (governante) diz pro seu cachorrinho (população) que lhe da um petisco se ele se fingir de morto. Então o cachorrinho, desprovido de instrução, aceita a comidinha feliz e agradecido.

Isso é uma !#@#$@%$. O “Bolsa Família” é o que, R$200,00... Se esse valor for dividido por 30 dias (mês comercial), o valor fica em R$6,06 por dia. Olha, que legal! (ironic).
Estes programas sociais fariam sentido se junto com eles também fossem feitos investimentos REAIS na saúde, EDUCAÇÃO de qualidade... O Brasil cobra imposto de 1º mundo, mas presta serviço de 3º... Aquela velha frase “não se dá o peixe, mas ensina a pescar” deveria ser a base de nossa sociedade!
Hoje em dia, ao invés de gladiadores lutando até a morte (falando assim parece chato, mas vai assistir o filme Gladiador pra ti ver! Rsrs) temos os jogos de futebol e as novelas, para nos distrair, e essa coisa passa todo dia, se não é um é o outro e as vezes os dois juntos.

A saída pra esta pouca vergonha é a educação. Preste mais atenção no candidato que fala sem cansar de educação (tem algum?!?!), não venda seu voto, ele é importantíssimo para o presente e o futuro de nosso país, estude de cabo a rabo a vida do seu candidato... não vá naquele papo besta de “ele rouba mas faz...”. Que @#!#$ é essa?!?! Quando eu escuto alguem falando isso da uma vontade de dar umas porrada...

É amigos, só a educação de qualidade pode mudar de rumo este criadouro de alienados que este país “produz”...
O versículo bíblico a seguir não esta direcionado a este assunto, mas se encaixa muito bem a ele.

“Conhecerão a verdade, e a verdade libertará vocês” João 8:32

Um grande abraço.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O Inicio

Comitê Revolucionário Ultra-jovem




Com uma visão critica e - quase - sempre bem humorada, decidi abrir este espaço para expor minhas opiniões sobre os assuntos que envolvem nossa sociedade de um modo geral.
Estamos acompanhando o sistema indo à falência e não podemos ficar de braços cruzados. Temos que nos movimentar, temos que falar, discernir e questionar tudo o que nos é empurrado goela-abaixo! E este blog é um pequeno espaço para fazermos isso.
Então, a quem interessar, está convidado a participar com seus comentários e a contribuir - com textos rsrs - para que este blog cresça e se desenvolva.
Um abraço. Cruj, cruj, cruj, tchau!